Numa era de fotos digitais a exaustão, passar um bom tempo desenhando o que poderia ser mostrado em um clique, é realmente de se admirar. Por isso que adoro mostrar aqui o trabalho de ilustradores que vou conhecendo, descobrindo. E dessa vez apresento as ilustrações do angolano radicado em Portugal, António Soares.
Foi por e-mail que conheci seus desenhos que tem uma delicadeza encantadora: feitos de aquarela (uma das técnicas mais difíceis), tem cores marcantes e outras suaves que fazem os traços sumirem no papel. As ilustrações são feitas a partir de fotos de diversos ângulos de looks de desfiles que ele assiste e deseja ilustrar. Aqui, um preview de seu trabalho.
António, que é formado na faculdade de Belas Artes de Porto e professor na Escola Superior Artística do Porto, diz que ”Portugal ainda não valoriza a ilustração de moda e as galerias não aderem”, e cita Londres e a Fashion Illustration Gallery de lá (aqui tem post sobre a minha visita a essa galeria incrível) como exemplos opostos. Mas com o sem número de fotos de desfiles e o acesso mais fácil às semanas de moda, a ilustração tem ganhado poder pela sua exclusividade e originalidade. E acima de tudo, beleza.
Para conhecer melhor o trabalho de António Soares, clique aqui.